Quem me conhece sabe que ovo é um alimento que eu adoro e costumo muito recomendar o consumo.
Eu acho uma pena quem ainda tem medo de comer ovo por causa do colesterol.
Eu já comentei que o consumo de alimentos com colesterol não é um fator preocupante para a saúde. A preocupação deve ser como nosso colesterol se comporta dentro do corpo.
Na verdade, o consumo do ovo com a gema pode ajudar a saúde cardiovascular.
A gema é rica em carotenóides, luteína e zeaxantina, que são compostos antioxidantes.
Além disso, a gema contém várias vitaminas e minerais, por isso não é preciso ter medo da gema e ficar só consumindo claras na sua alimentação.
O consumo de gemas aumenta o HDL e até melhora a função dele de retirar colesterol da circulação para eliminar via fígado e intestino.
Quando o ovo aumenta o LDL, na verdade, ele aumenta o tamanho das partículas de LDL, o que é algo positivo, uma vez que devemos nos preocupar com partículas de LDL pequenas.
Quanto menores, maior o risco dessas partículas se depositarem em placas de aterosclerose.
Ainda, os carotenóides presentes na gema também reduzem a oxidação do LDL. Ou seja, tudo ao contrário do que tanto se falava sobre o consumo de ovo ser maléfico porque “aumentaria o colesterol”.
Esquece essa ideia! Já está mais que comprovado que não.
Então, inclua ovo na sua alimentação!
Mas, calma na quantidade. Também não pode exagerar.
Um ovo de tamanho grande tem 7 gramas de proteína e 5 gramas de gordura.
Pra gente comparar: 3 ovos vão ter, aproximadamente, 20 gramas de proteína e 15 gramas de gordura enquanto 100 gramas de frango ou patinho têm essa mesma quantidade de proteína só que 3,4 g de gordura. Por isso não é equivalente você trocar toda a sua proteína vinda de ovos inteiros.
Quantos ovos inteiros você pode comer por dia vai depender da quantidade de gordura que você pode consumir na sua dieta e, por isso, em alguns momentos utilizar clara pode ser interessante, mas sempre recomendo consumir pelo menos uma ou duas gemas de ovos por dia.
Como preparar: pode ser cozido, mexido, pode fazer omelete, panqueca, mas evite fritar.
E quanto mais mole a gema, mais os nutrientes são preservados.
Utilize bem pouquinho óleo na frigideira só para não grudar.
E ovo cru? Pode comer ovo cru, clara de ovo crua?
Não. Além do risco de contaminação por salmonella, a biodisponibilidade da proteína no ovo cru é muito mais baixa que nele cozido.
Então, além de ser perigoso, não é muito inteligente. Você aproveita mais a proteína do ovo quando ele é cozido.
Espero que vocês estejam convencidos de que o ovo é um ótimo alimento para a sua saúde, mas como tudo em nutrição, a quantidade que você deve consumir é individual.