Como evitar a compulsão alimentar

download.jpg

Você já identificou se tem algum alimento que pra você é um gatilho pra compulsão alimentar?

É muito comum ter algum tipo de alimento ou algum alimento bem específico que quando você começa a comer, você não consegue parar e come descontroladamente.

Depois fica super deprê, com peso na consciência, achando que estragou sua dieta.

Vamos lá, eu quero dar algumas sugestões de como conseguir contornar esse problema.

Primeiro: identifique que tipo de alimento te causa esses ataques.

Eu, por exemplo, tenho problema com coisas salgadas e crocantes, tipo pipoca.

Tem gente que é assim com doce, com chocolate, com biscoito.

A pessoa diz: “ah não adianta me dar dois quadradinhas de chocolate, que na hora que eu abrir a barra eu vou comer inteira”, ou então “na hora que eu como um biscoito, eu acabo descontrolando e comendo o pacote inteiro”.

É muito comum eu ouvir esse tipo de coisa.

Então pode ser que pra você seja biscoito, sorvete, pasta de amendoim, pipoca, chips, castanha.

Identifique o que às vezes tira o seu controle.

Se esse alimento não é algo saudável, que você realmente nem deveria ter no seu dia a dia, procure não ter em casa. Não tenha na despensa, na geladeira, NEM COMPRA.

Se você costuma ser assim com sorvete, pra que você vai ter sorvete no freezer?

Toda vez que você pensar em comer, ele tá lá, de fácil acesso, então vai ser um pulo pra você abrir o freezer, pegar uma colher e começar a atacar aquele sorvete.

Se você tem biscoito acessível no armário, a mesma coisa.

Quando você pensar em comer, ele tá lá, você vai acabar destruindo um pacote.

Então, se não é saudável, não compre, NÃO TENHA em casa.

Você vai ter que pensar 2 vezes antes de sair de casa pra comprar um sorvete.

Ou então, quem sabe, deixa pra tomar esse sorvete em ocasiões especiais.

Em um passeio, compra 1 bola, 2 bolas de sorvete, ao invés de ter um pote perto de você em casa.

Segunda dica: se esse alimento é algo que é bom pra você, é bom pra sua dieta mas você não consegue controlar a quantidade, por exemplo, castanha, a minha recomendação é você já separar em porções quanto você pode comer.

Se você pode comer 30g de castanha, mas tem um pote de 1kg em casa ou no trabalho, qual a chance de abrir esse potão e acabar comendo muito mais que 30g?

Então, o que eu sugiro? Tenha as porções separadas. Você pode ter em saquinhos ou potinhos a quantidade certa. Você leva pro trabalho, deixa dentro da bolsa e você vai comer aquela quantidade que já está separada.


Se comer no pote, você vai acabar pegando “só mais uma, só mais uma, só mais uma”.

Quando você vê, você comeu 200g de castanha.

Tem muita gente que é assim com pasta de amendoim, pasta de castanha.

Então você tinha que comer uma colherada (importante também usar o tamanho de colher certa, porque uma colher de sopa pode ser muito diferente de uma colher de sobremesa), mas se comer direto do pote, você vai facilmente extravasar milhões de calorias de pasta de amendoim.

E chocolate? Chocolate também é mais uma. Tem gente que não consegue comer 2 quadradinhos, come a barra inteira.

Uma opção é comprar porções menores e já deixar separadinho pra você conseguir controlar a quantidade que você tem que comer.

Uma outra dica que pode ser útil é: se você quer aprender a comer uma coisa com controle, não vá comer aquilo que normalmente é um gatilho pra você numa hora que você está morrendo de fome.

Não vá pegar um biscoito ou chocolate na hora que você tá morrendo de fome.

Deixa pra comer depois de uma refeição. Então, por exemplo, você acabou de almoçar, acabou de jantar, vai lá e come um pedacinho de chocolate, vai lá e come um biscoito, e repare como vai ser diferente de quando você tá morrendo de fome, tentar controlar o consumo desses alimentos.

pipoca.png

Eu, por exemplo, se alguém me der pipoca pra comer numa hora que eu tô morrendo de fome, você pode ter certeza que mesmo se for aquele balde tamanho família, eu vou comer inteiro até acabar. É realmente fora do meu controle.

Por isso que eu, ou separo já uma porção certa, ou deixo pra comer depois de uma refeição, numa hora que eu não tô com fome.

Então, identifique aquilo que é um gatilho pra você. Isso é muito importante!

Depois de identificar, você tem duas opções: Ou tira aquilo do seu dia a dia ou encontra uma maneira de realmente comer a porção certinha.